Wednesday, August 16, 2006

Bolinha de Berlim! É o mercado a funcionar…

Com tanto trabalho no Combate aos Cartéis (onde o caso mais sonante foi o da indústria farmacêutica, e mais recentemente o do sal) e no Controlo de Concentrações (dada a recente onda de “Mergers & Acquisitions”, de que BCP e SONAE são exemplos), parece que existe um mercado que não irá dar muito trabalho ao Professor Abel Mateus: O mercado das Bolas de Berlim…(ou talvez não...)


É surpreendente como em poucos anos o mercado das Bolas de Berlim ganhou tantos admiradores nas praias algarvias. Nunca me lembro de tanta oferta…

Recordo-me há cinco anos atrás, em plena praia do alemão (para os turistas a praia é conhecida como praia do barranco das canas), a presença de apenas um vendedor, vendedor que circulava todo o areal desde a praia da rocha (cerca de 5km). Hoje existem já quatro vendedores “exclusivos” só para a praia do alemão (cerca de 600 metros).

Mas aquilo que parecia ter todos os indicadores para ser um exemplo real de concorrência perfeita depressa se desvaneceu… Houve essencialmente três razões para que tal sucedesse:


1) Delimitações do mercado a nível geográfico: Facto que constitui uma prática anti-concorrêncial. Existem alguns rumores que dão conta em Portimão e Alvor do recurso à "batatada" para a disputa dos areais (confesso que já assisti a uma situação tensa entre vendedores).



2) Produto diferenciado: Pois é, para aqueles que pensam que uma Bola de Berlim é apenas uma Bola de Berlim ficam sabendo que estão completamente enganados. Existe Bolas “com cremi”, Bolas “sem cremi”… mas o elemento diferenciador não se resume ao creme. Para os que pretendem manter a linha e se sentem culpados quando ingerem o tão precioso pitéu de praia frito com óleo e gordura (alguns vendedores "chamam-lhe" azeite), surgiram as BOLAS COZIDAS!!! No entanto apenas um dos vendedores da praia do alemão consegue ter este produto em stock (o mais antigo por sinal... será porque as receitas ao longo dos anos lhe permitiram efectuar um investimento avultado em R&D? ou porque o produto está de facto patenteado?).



3) O recurso a publicidade como meio diferenciador: É frequente, os agentes do lado da oferta, recorrerem a este tipo de serviço, tornado célebres slogans como: “boooolinha, olhá bolinha, há com cremi ou sem cremi!” ou “Boliiiiiiinha de Berlim, olhá boliiiiinha fresquinha, boliiiiiinha de Berlim”. Outros por outro lado, mais contidos neste tipo de despesas, limitam-se a apitar a gaita.



Uma coisa é certa, as Bolas pegaram e estão para ficar, sempre prontas a matar o bicho dos banhistas mais gulosos e exigentes. Mas porquê bolas de Berlim? Porque não queques, bolos de bolacha ou pastéis de nata?

Tuesday, August 08, 2006


Comments:
O mais engraçado desta historia e k é proibido a venda de bolas de berlim com creme na praia...

Ninguem faz nada!!! E será que estes marmelos pagam impostos??? (era apenas uma piada).

A.Dias
 
Como é que eu tinha deixado este post sem dos meus comentários? Eu a tarada das Bolas de Berlim!!!
Pois é meninos, não é só no Mercado algarvio que as Bolas de Berlim circulam praia abaixo, praia acima!! Aqui nas praias do Norte e Centro, como na Figueira da Foz, etc... o pregão «Bolinhas de Berlim, com Creme, sem creme» é uma constante... parece que a velha Bolacha Americana e os doces gelados foram mesmo substituidos pelas Bolas de Berlim. E não é apenas um vendedor na mesma praia, chegam a ser 3 e 4 vendedores... bolas!!! Isto era uma boa profissão para mim, pelo menos fazia exercício diariamente...

Pois é isto é uma verdadeira tentação às pessoas que querem manter a linha, um ataque ao meu colestrol!!!
MAS, apesar da vontade de cair em tentação ter sido uma constante enquanto estive na praia, é verdade fui FORTE e não comi nenhuma!!! (VÊS MARIANA? Eu sou forte!) Já aos geladinhos dos bares da praia nao tenho conseguido resistir!!!
 
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