Sunday, November 26, 2006

Cansado...




Tirei os sapatos, o relógio, o portátil…
Pela primeira vez não me apeteceu ver o Benfica.

Sinto o corpo dormente,
Os olhos fecham lentamente…

Que se passa comigo?
Nada! Estou só cansado…

Sunday, November 12, 2006

Adalberto João Jardim para Presidente... Já!

De facto, temos alguns bons programas humorísticos por cá, mas tudo o que envolva esse grande ícone da política nacional é de rir até soluçar...


Saturday, November 11, 2006

A incomodidade (e imperfeição) dos rankings...

Aconselho vivamente a leitura do artigo de opinião do Professor Pedro Pita Barros “a incomodidade dos rankings”, publicado no Diário Económico de ontem. Neste artigo o professor chama a atenção para a divulgação de rankings de Escolas Secundárias com base nos resultados de exames nacionais do 12º ano.


Tal como o Professor refere estes rankings não são perfeitos: “uma escola para onde confluam alunos com melhores condições, familiares e sociais terá à partida melhor posição no ranking”. Não querendo repetir o artigo, irei analisar a imperfeição destes rankings por outro prisma.

Consideremos duas escolas dentro da mesma área de influência geográfica. Uma delas tem vindo a apresentar resultados ligeiramente superiores à sua “rival”. Á partida, os melhores alunos (que, com uma forte probabilidade, são também aqueles que mais se preocupam com o seu desempenho) optam pela Escola Secundária com os melhores resultados.


Três anos mais tarde, a decisão destes alunos terá um impacto directo no ranking, o que, por sua vez, atrairá novamente os melhores alunos (funciona como a famosa "pescadinha de rabo na boca”). Nessa altura estaremos perante uma dúvida pertinente: Será que a posição de destaque dessa escola decorre da qualidade do seu corpo docente, ou do tipo de alunos que atrai? É uma pergunta que dificilmente terá uma resposta fácil.


Contudo, se de facto estes rankings contribuírem para uma aumento da concorrência entre escolas (através de um melhoramento das infra-estruturas, mais e melhores actividades extra curriculares, um controlo mais eficaz do orçamento que é atribuído a cada escola, etc.), então só teremos a ganhar com a sua publicação.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?